top of page

PROJETOS

2005 - Pequenos mamíferos não-voadores do Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari – ES: Visou inventariar a fauna de pequenos mamíferos não-voadores silvestres do parque, e organizar informações sobre sua biologia, comportamento e ecologia. Patrocínio: Samarco Mineração S.A., Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

 

2005 - Estudo comparativo do movimento vertical para Sphiggurus villosus (F. Cuvier 1823) e Chaetomys subspinosus  (Olfers 1818)  em mata de Restinga: Este estudo visou descrever e analisar a estrutura do sítio de repouso e a sua distribuição dentro do hábitat de mata utilizado pelo ouriço-cacheiro dentro da área de restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari, ES.

 

2005/2006 - Modelo para caracterização de ambientes costeiros, baseado na fauna associada a algas calcárias Corallinales (Corallinaceae), nos costões rochosos do Espírito Santo: Este projeto visou verificar se as comunidades da fauna associada a algas calcárias Corallinales (Corallinaceae), são distintas em ambientes impactados por matéria orgânica, fornecendo um padrão para identificação de zonas costeiras impactadas. Realização: Instituto da Biodiversidade.

 

2005/2006 - “Imagens da Manteigueira – Fotografias da fauna do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, Vila Velha, ES”:         A Exposição foi o resultado de um ano (2004 a 2005) de pesquisa do Instituto neste Parque, com fotos de Helô Sant’Ana e decoração de Mônica Aragão, e já foi apresentada no Parque Botânico da Companhia Vale do Rio Doce (2006), nas Feiras do Verde (2005, 2006), Feira da Terra (2006) e no I Festival Cultural Almirante Tamandaré, na Marinha do Espírito Santo (2006), Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz (2007), e atualmente encontra-se no próprio Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira (PNMMM). Patrocinadores: Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Tubarão, Data Control, Rancho Forte e Iogurte Rico Caipira. Apoio: Conselho Regional de Biologia 2ª Região RJ/ES (CRBio-2), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha – ES, Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha – ES, Gerência do Parque Natural Municipal do Morro da Manteigueira, Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha – ES, Casa de Passagem de Vila Velha -
ES, Instituto da Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Instituto Biológico do Estado do Espírito Santo (IBEES), Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Foto Alonso, Ilha Sonora e SITRON.

 

2005/2006/2007/ 2009- Nosso Monte – Monte Urubu: Conhecendo e Preservando: Este projeto teve início em agosto/2005 e está em andamento e visa gerar subsídios para criação de uma das categorias de unidade de conservação no fragmento florestal do Monte Urubu, Anchieta, ES, por meio de vários levantamentos de campo, englobando, mamíferos, flora, fotos aéreas e georreferenciamento da área e entrevistas de percepção ambiental com as comunidades do entorno. A primeira etapa do levantamento preliminar da fauna de mamíferos já foi realizada. Atualmente, está sendo feito o a caracterização da florística e da fitossociologia da área, o uso e ocupação do solo, a exposição explicativa itinerante com fotografias e banners nas comunidades do entorno e o diagnóstico de percepção ambiental nessas localidades.    Patrocínio: Samarco Mineração S.A. Apoio: Prefeitura Municipal de Anchieta, IEMA, IBAMA e Associação de moradores da Chapada do “Á”, Monteiro, Belo Horizonte e Associação Rural de Aventura Turismo (Aratu).

 

2006 - I Expedição Científica na Bacia do Rio Benevente  - 04 a 08 de dezembro de 2006:  Neste projeto realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica e várias outras entidades, entre elas o IBIO, que visou a realização de um diagnóstico sócio ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Benevente e a realização de um programa de Educação Ambiental envolvendo organizações governamentais, não-governamentais e empresas. O trabalho contou com a reunião entre os grupos de trabalho (GTs) sendo eles: Recursos Hídricos, Biodiversidade (fauna e flora), História, Cultura e Turismo, Educação Ambiental, Solos e Fiscalização. Sendo que IBIO coordenou o GT - Biodiversidade, cuja função era de realizar um inventário preliminar da fauna e flora e realizar um diagnóstico da Bacia como um todo. Patrocínio: Samarco Mineração S.A.

 

2007 – 1ª Caminhada da Biodiversidade - Morro do Moreno: Esta caminhada envolveu aproximadamente 50 participantes e teve como objetivo mostrar para o público em geral a situação de queimadas e degradação, além da beleza natural do fragmento florestal do Morro do Moreno, Vila Velha, ES, e subsidiar um Plano de Recuperação de Área Degradada para o local. Este evento teve apoio dos Guardas de Trânsito de Vila Velha, para maior segurança durante o trajeto, e do Grupo Rodo Vida, para auxílio de primeiros socorros.

 

2008 – Quirópteros de fragmento florestal urbano de Vila Velha-ES – foi realizado o inventário de quirópteros do Parque Natural Municipal do Morro da Manteigueira, Vila Velha - ES

 

2008 – Utilidade Pública – O IBIO é reconhecido como entidade de Utilidade Pública de Vila Velha/ES.

 

2009 – Rede Mata AtlÂntica – O IBIO é eleita entidade elo da Rede Mata Atlântica (RMA) no Estado do Espírito Santo,  maiores informações sobre a RMA em www.rma.org.br.

2009 a 2011 - Desenvolvimento do Projeto "Avaliação do efeito das rodovias sobre a fauna em áreas de restinga do sudeste do Brasil, com apoio da FAPES e UVV.

 

 2010 – Escola Amiga do Parque da Manteigueira - Projeto UVV/CNPq/IBIO – No ano de 2010 o IBIO em parceria com a UVV e a Prefeitura Municipal de Vila Velha é aprovado com um projeto de Educação Ambiental no Parque da Manteigueira, Vila Velha/ES, o qual dará continuidade ao projeto que já vem desenvolvendo no referido parque desde 2005. Com patrocínio do CNPq.

 

2010 A 2012 – Criação da RPPN Fazenda Terra Nova – é aprovado no edital da  SOS Mata Atlântica o projeto de criação da RPPN Fazenda Terra Nova, no distrito de Alto Paraju, Domingos Martins/ES. Com patrocínio da SOS Mata Atântica, The Nature Conservacy e Aliança Internacional.

2016 até atualmente - Projeto Permanente - Projeto de pesquisa científica do Pássaro Jacu em parceria com a Fazenda Camocim, Domingos Martins, ES.

2016 a 2020 - Apoio ao projeto de Doutorado "DISTRIBUIÇÃO DE Mimus gilvus (Vieillot, 1807) e Mimus saturninus (Lichtenstein, 1823) (AVES) num gradiente natural-urbano", com apoio do CNPq e UVV.

2012 até atualmente - Projeto Permanente - Assessoria em licenciamento ambiental para pequenas empresas que necessitam de auxílio em processo de licenciamento ambiental. 

 

 

OUTRAS ATUAÇÕES DO IBIO

 

2008 e 2010 – representante das entidades ambientalistas no Conselho do Parque Natural Municipal de Jacarenema, Vila Velha, ES.

 

2008 a 2011 - membro o Grupo de Trabalho de Unidade de Conservação da Rede Mata Atlântica.

 

2011 a 2013 - Representante Titutar das entidades ambientalistas titular no Conselho do Parque da Manteigueira.

 

2011 a 2013 – Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vila Velha/ES.

2015 - Atualmente - Membro da Rede de Ongs da Mata Atlântica.

+55(27)99243-067

icone whats app.png
bottom of page